Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Débora Hevelly Almeida |
Orientador(a): |
Souza, Evergton Sales |
Banca de defesa: |
Pacheco, Moreno Laborda,
Almeida, Marcos Antonio de |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em História
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32047
|
Resumo: |
Entre os séculos XVII e XVIII, a Inquisição de Lisboa inquiriu seis religiosas de ordens regulares por práticas heréticas que as enquadravam no crime de feitiçaria. Diferente da grande maioria dos processos abertos contra portuguesas leigas pelo mesmo delito, esses casos se iniciaram após as freiras terem confessado, voluntariamente, que realizaram pactos com o demônio, adoraram-no, mantiveram relações sexuais com ele, dentre outros atos abominados pela Igreja. Tendo em vista os estudos da História Social e Cultural que se preocuparam em identificar os sentidos da feitiçaria para os doutos e população não letrada, o nosso objetivo é analisar tais casos procurando compreender o que essas relações com o diabólico significaram para as Esposas de Cristo. Dessa forma, primeiro nos preocuparemos em verificar a origem social das rés, por que e como ingressaram nas ordens religiosas e como poderiam viver em seus conventos. Em seguida, buscaremos captar que tipo de comportamento as levaram a cair nas malhas do Santo Ofício e sob quais meios elas se apresentaram diante dos inquisidores. Por fim, analisaremos tais práticas com o demoníaco no contexto da religiosidade portuguesa da época, para entendermos o que poderia ter significado para essas mulheres seu suposto envolvimento com o diabólico. Com a nossa pesquisa, esperamos contribuir para um entendimento mais diversificado a respeito da vida conventual e agência feminina diante das condições impostas às mulheres no período moderno. |