A ação da escrita e a escrita em ação: experiências de performance em literatura
Ano de defesa: | 2015 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
Escola de Dança |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17373 |
Resumo: | Esta pesquisa volta-se para pensar a criação literária a partir da noção de performance. O trabalho debruça-se sobre experiências artísticas que se deslocam dos espaços habituais da literatura, como a do livro-objeto, a do blog, entre outros experimentos, realizados por esta autora, em um trânsito entre teoria e criação. Assim, tomando o ato de escrever como ação de performance, este estudo crítico interpela, sobretudo, as noções de narração e experiência, obra e acontecimento, gesto e materialidade. Para tanto, desenha uma genealogia de processos criativos, sobretudo a partir da década de 1960, principalmente nos Babilaques de Waly Salomão, obra nomeada por ele como uma “performance poético-visual”. A leitura desse autor se faz sob o signo do tabaréu – sujeito em movimento, à mercê do devir –, e de uma poética igualmente errante, na qual o que vale é a experimentação, enquanto experiência de criação transformadora. |