Uma história do Conservatório de Música da Bahia (1897-1917): Seu processo fundacional, funcionamento e impacto social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Mendes, Moisés Silva
Orientador(a): Sotuyo Blanco, Pablo
Banca de defesa: Veiga Júnior, Manuel Vicente Ribeiro, Dantas Filho, Alberto Pedrosa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia, Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música da Bahia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18630
Resumo: Esta pesquisa estudou o processo fundacional, o funcionamento e o impacto social do Conservatório de Música da Bahia. Para tanto foi discutido o processo de institucionalização do ensino de música no Brasil iniciado pela atuação dos jesuítas no século XVI quando se encontrava em âmbito religioso. Assim, se observou a criação da Cadeira de Música em 1818 na Bahia, por D. João VI, iniciando o processo de institucionalização do ensino de música na Bahia. Foram identificadas as instituições que abrigaram o ensino de música na Bahia, no século XIX e início do século XX. A partir da realização da pesquisa documental foi possível encontrar um conjunto de fontes primárias, até então ignoradas na literatura relativa ao Conservatório, o qual permitiu o confronto com as informações fornecidas pelos autores que trataram sobre o tema desta pesquisa. Entre os principais resultados obtidos, destacamos a localização da documentação relativa à Aula de Música da Academia de Belas Artes da Bahia, ao Curso Anexo de Música da Escola de Belas Artes da Bahia, bem como ao Conservatório de Música da Bahia. Assim, foi possível entender o processo que levou à fundação do Conservatório; a estrutura pedagógica utilizada; quais cursos foram implantados; identificar alunos concluintes do curso de piano; além de discutir o impacto social do Conservatório. A discussão destas questões possibilitou entender aspectos até hoje pouco conhecidos do ensino de música na Bahia ao início do século XX.