Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Mendes, Moisés Silva |
Orientador(a): |
Silva Filho, Wellington Mendes da |
Banca de defesa: |
Moreira, Marcos dos Santos,
Adeodato, Ademir,
Sousa, Ione Celeste Jesus de,
Barbosa, Joel Luís da Silva |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32482
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Resumo: |
Esta pesquisa de doutoramento em música tem como objetivo estudar a vida e a obra do maestro Agenor Aluísio Gomes, observando as suas relações com os contextos em que estavam inseridas. Entre os objetivos específicos foram realizados a investigação da biografia de Gomes, localização de composições inéditas e a discussão da importância das práticas musicais realizadas por Gomes no contexto da História da música da Bahia. Esta é uma pesquisa histórica que tem utilizado a metodologia da pesquisa qualitativa. Entre as atividades desenvolvidas na pesquisa de campo podem ser mencionadas, a realização de pesquisa documental em busca de fontes documentais iconográficas, orais e sonoras. Foram realizadas entrevistas com personalidades que conviveram com o pesquisado, a exemplo de ex-alunos do projeto a Hora da Criança, além de músicos como Cacau do Pandeiro que tocaram com Gomes. O pesquisado atuou em diversos contextos relacionados a música, entre os quais, iniciou os seus estudos como aluno, em bandas filarmônicas do interior da Bahia, depois atuou como maestro desses conjuntos. Também atuou como maestro e executante de conjuntos musicais que se apresentavam em bailes no interior da Bahia e em Salvador. Na capital baiana atuou como maestro, executante, compositor e arranjador em diversos contextos, destacando-se como maestro das rádios Excelsior e da Rádio Sociedade da Bahia. Também foi co-fundador do programa A Hora da Criança, juntamente com Adroaldo Ribeiro Costa, com quem trabalhou por três décadas (entre 1940 a 1970) Além dos contextos de atuação mencionados, Gomes compôs peças musicais para o espetáculo infantil A Opereta Narizinho, baseado nos contos de Monteiro Lobato. Os resultados da análise da documentação encontrada informam que, o pesquisado atuou como regente, executante, compositor e arranjador, mas que teria se destacado no campo das composições autorais, a exemplo da criação de arranjos musicais para bandas militares de música e a criação do arranjo instrumental do Hino do Esporte Clube Bahia. Gomes participou como músico e diretor musical do processo de gravação dos discos “Os vinte anos da Hora da Criança (1963) e Navio Negreiro (ca. 1968). Entende-se que as composições de Gomes sejam um legado cultural resultante das suas atividades laborais musicais, elas contribuíram com processos educacionais ligados ao teatro e música na sociedade soteropolitana do século XX, e representam parte da cultura baiana e brasileira da época, sobretudo, por refletir aspectos do contexto político, social e musical. |