Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Mota, Patrícia Lemos |
Orientador(a): |
Vatin, Xavier Gilles |
Banca de defesa: |
Bacelar, Jéferson Afonso,
Rosa, Laila Andresa Cavalcante |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24591
|
Resumo: |
A música exerce na capoeira uma função crucial para a prática, para o rito e para o indivíduo. O objetivo precípuo do presente texto dissertativo é, pois, propor reflexões sobre os diversos papéis desempenhados pela música na capoeira enquanto elemento de construção identitária bem como sobre a importância conferida aos instrumentos, à música e às letras das cantigas. O trabalho ora apresentado resulta de pesquisas e estudos acerca da capoeira, mais especificamente naquilo que concerne ao tipo de relação que a música desenvolve no processo de formação identitária nesta prática, tendo como norteadores teóricos os conceitos da antropologia e da etnomusicologia. |