Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Barros, Iuri Ricardo Passos de |
Orientador(a): |
Lühning, Ângela Elisabeth |
Banca de defesa: |
Lühning, Ângela Elisabeth,
Candusso, Flávia Maria Chiara,
Alves, Arivaldo de Lima |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31383
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Resumo: |
A presente dissertação aborda os métodos de transmissão do conhecimento musical dentro de um terreiro do Candomblé. O objetivo da pesquisa foi analisar e refletir sobre como acontece o processo de ensino e aprendizagem dos atabaques dentro do espaço religioso do Terreiro Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, mais conhecido como Terreiro de Mãe Menininha do Gantois. No mesmo local está situado o Projeto Rum Alagbê que, desde 2001, vem fazendo um trabalho de ensino e preservação dos ritmos sagrados com crianças, jovens e adolescentes da comunidade, com uma metodologia própria de ensino, facilitando assim o seu aprendizado, desde exercícios que possibilitam ao iniciante a aprender a técnica até a parte histórica da religião. No grupo de alunos há também meninas e mulheres, quebrando assim um grande tabu, já que dentro da religião as mulheres não podem exercer a função de tocar os atabaques, sendo esse um universo completamente masculino. Além disso, pretende-se investigar o processo de aprendizagem do atabaque na formação dos Alagbês, os mestres responsáveis por tocarem os atabaques e cantarem para os orixás, a partir de depoimentos com Alagbês de vários terreiros em Salvador. Dessa forma, tem sido cada vez mais difícil para os terreiros poder contar com pessoas para assumirem este cargo, pois ser Alagbê, compreender a música ou o ritmo de religiões de matriz africana, é muito mais do que dominar uma técnica. Todo o processo envolve a ampliação da consciência religiosa sobre o mundo, a natureza e sobre si mesmo, o que significa muita responsabilidade e disponibilidade. Com base nestes pontos, este trabalho busca discutir, principalmente, o papel do Alagbê hoje, cujas atuações musicais também transcendem o terreiro, sendo muitas vezes músicos requisitados também em outros contextos. |