SWING AFRO BAIANO: UMA PERSPECTIVA DE DANÇA POPULAR NA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: ARAÚJO, ERIC BARBOSA lattes
Orientador(a): Ferraz, Fernando Marques Camargo
Banca de defesa: Ferraz, Fernando Marques Camargo, Conrado, Amélia Vitória de Souza, Santos, Romilson Augusto dos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
Departamento: Escola de Dança
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37156
Resumo: O Swing Afro Baiano surgiu no final de década de 80 e emergiu junto com o movimento musical denominado Axé Music, sendo assim dois grandes responsáveis pelo sucesso do novo formato e proposta do carnaval soteropolitano, tido como a maior festa de rua do mundo. Esta dissertação tem como um dos seus principais objetivos a luta em não permitir que mais uma manifestação cultural afro-brasileira possa ser extinta. O Swing Afro Baiano foi reduzido a uma modalidade de academia afastando assim os olhares aos manifestos culturais e aos atravessamentos contidos nessa Dança. Ocorre também desde 2013 uma ação empresarial e capitalista que vem se apossando desta Dança afim da obtenção pessoal de lucros, para isso vem se investindo na extinção do Swing Afro Baiano e suas nomenclaturas variadas. Este trabalho extrapola os limites acadêmicos se tornando uma possibilidade de luta política, cultural, social e histórica, esperasse através deste que muitos outros possam surgir reparando mais um pedaço da nossa diáspora africana.