Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Rocha, Caroline Nicácio da [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/237285
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Resumo: |
Essa pesquisa desenvolve uma abordagem qualitativa teórico-prática no campo da Dança Afro, com percurso autoetnográfico entrelaçado com dados históricos e saberes estéticos trazidos pela Agremiação carnavalesca Afoxé Ilê Omo Dadá, juntamente com narrativas trazidas por entrevistas com importantes artistas, considerados mestres e mestras da dança negra paulistana. O trabalho teve o intuito de investigar o conjunto de signos codificados como Dança Afro, resultado de variadas experiências transmitidas em espaços da cidade, na sua maioria informais, escolas de capoeira e pelas agremiações de escolas de samba de São Paulo, formando e profissionalizando em dança diversos artistas negros da cidade. O Afoxé Omo Dadá é trazido na pesquisa pelo conjunto de saberes afrodiaspóricos que representa: estéticos, religiosos e artísticos. Ser integrante do Afoxé e filha de Santo da casa de candomblé a qual ele pertence, o Ilê Iya Mi Osun Muiywá, possibilitou que a autora, enquanto artista da dança e frequentadora do Afoxé há 15 anos, pudesse trazer hipóteses sobre os percursos de Danças Negras investigados. Dentro dessa agremiação destacam-se os caminhos de artistas e pessoas frequentadoras de terreiro, enfatizando a força da Dança Afro com suas matrizes de movimento e as possibilidades de (re)criação estética a partir das vivências para o desfile de carnaval do Afoxé. Os caminhos de criação com informações trazidas pelas mestras e mestres desvelam elementos estéticos presentes na Dança Negra, em especial como são organizados em aulas denominadas como Dança Afro, relacionados os princípios de movimentações advindas do terreiro e do carnaval para os contextos cênicos. Os autores trazidos para esta discussão são: Muniz Sodré, Leda Maria Martins, Nadir Nóbrega, Renata Lima, Boaventura Souza Santos e outros. |