Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Silva, Marilza |
Orientador(a): |
Rengel, Lenira Peral |
Banca de defesa: |
Castro, Fátima Campos Daltro de,
Domenici, Eloisa Leite |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Dança
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Dança
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19743
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Resumo: |
O histórico da dança negra no Brasil, especificamente na cidade de Salvador, é marcado pela resistência dos seus disseminadores que reconhecem nela o reflexo da história e memória de um povo. Mesmo vista por muitos como uma dança marginal, exótica e ancorada na linha da invisibilidade, ainda sobrevive. Torna-se, portanto, relevante abordar pungentes fatos colonizadores pelos quais o negro e sua cultura passaram a fim de desfazer distanciamentos de ordem histórica e social. Esta pesquisa consiste em um caminho para a compreensão e construção de processos de ensino/aprendizagem de um modo de dança afro-brasileira a partir do que denominamos poética dos orixás. Nesta proposta artístico-pedagógica sugere-se tratar a figura do orixá fora do contexto religioso, porém criando conexões com a miríade significativa relativa aos elementos da natureza que este tem. Ao reconhecer que esta pesquisa se insere nas questões que também implicam tradição e contemporaneidade, e considerando o terreno heteróclito do que se denomina “dança afro”, um dos objetivos desta proposição é sistematizar uma proposta artístico pedagógica por meio do orixá Ossain e sua poética. O curso técnico em dança da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia é o espaço no qual a pesquisa se desenvolve e a principal ferramenta metodológica é a etnografia postural proposta por Patrick Boumard (1995) e traz a ideia de etnografia enquanto processo, associado à investigação em educação. Os principais referenciais teóricos apresentados são trazidos por Agamben (2007), Boaventura Sousa (2010), Clyde Ford (1999), Edgar Morin (2012) e Isabelle Launay (2013). Os resultados da pesquisa buscam pensar e reverter os marginalismos estabelecidos por instituições e pessoas que atuam supervalorizando um determinado tipo de dança que traduz uma cultura em detrimento de outra. |