PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Fialho, Willbert Yvan Barbosa
Orientador(a): Ulloa Penaranda, Mario Enrique
Banca de defesa: Bomfim, Vladimir, Matos, Robson, Ulloa, Mario
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983
Resumo: Este artigo teve como objetivo demostrar os processos de criação sob a ótica da digitação e dedilhados para mão esquerda e direita, respectivamente. Para isso, foram analisados trechos da peça Dansa Brasileira, de Radamés Gnattali, por meio do manuscrito e da edição publicada em 1990, pela Chanterelle Verlag, investigando o que foi grafado pelo compositor brasileiro e por Laurindo Almeida, intérprete a quem a peça foi dedicada. Utilizou-se como ferramentas, técnicas violonísticas para se chegar a uma nova interpretação, com base no estilo da obra, recursos estilísticos e idiomáticos no violão. Como resultado, produziu-se uma Nova Edição com os dedilhados de mão direita e digitação de mão esquerda, revisando a literatura preexistente que sustenta e fundamenta os aspectos teóricos desta pesquisa. Além do produto final, o leitor encontrará, também, o Memorial, contendo as atividades realizadas por este pesquisador no decorrer do Mestrado Profissional e os Relatórios Finais das Práticas Interpretativas, exigidas pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM).