DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Mendes, Ana Flávia de Mello
Orientador(a): Silva, Eliana Rodrigues
Banca de defesa: Silva, Eliana Rodrigues, Loureiro, João de Jesus Paes, Silva, Elizabeth Pessôa Gomes da, Júnior, Miguel de Santa Brígida, Fares, Josebel Akel
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316
Resumo: Esta tese compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido pela autora que aqui se apresenta. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, esta pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validar as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos para o espetáculo: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Estes princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança.