Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Dutra, Raphael Edson |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10258
|
Resumo: |
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma investigação sobre a criação em professores de ballet clássico com experiência como bailarinos profissionais no município de Maringá (PR) e região O estudo justifica-se por partir da hipótese de haver sofrimento psíquico no aprendizado e na atuação profissional dos professores Portanto, apresenta-se como um estudo de natureza preventiva psicológica laboral Configurada como uma pesquisa qualitativa em psicanálise, visa compreender se a criação no ballet clássico pode estar associada a uma livre expressão do professor ou calcada em processos de submissão, haja vista a rigidez técnica presente nesta linguagem artística Para a coleta de dados, optou-se por utilizar a entrevista semidirigida, na qual se há certa liberdade de condução para aprofundamentos que possam se apresentar Em nossa investigação, o instrumento foi composto de três questões disparadoras que versavam sobre a história pessoal do indivíduo com a dança e a perspectiva pessoal sobre o processo de criação Em cada entrevista, via-se a necessidade de se aprofundar em assuntos específicos, os quais se relacionavam com o objetivo do estudo Após a transcrição dos áudios, o material foi submetido a uma leitura flutuante, no qual o pesquisador deixou-se influenciar pelo conteúdo presente nos relatos, criando registros temáticos e posteriormente categorias a partir do próprio material No processo de tratamento dos dados, foram elaboradas categorias a posteriori, submetendo o material à análise de conteúdo temática, como proposta por Bardin (1977) Nos resultados da primeira parte da investigação, foram encontradas trinta e cinco temáticas, sintetizadas em sete categorias analíticas, as quais versam sobre a experiência dos participantes em relação à criação, seja nos espaços em que estavam inseridos e em sua percepção subjetiva Nota-se, que na ausência de um espaço que promova os processos criativos no ballet clássico e que permita o experienciar saudável das produções de sentido à vida, instala-se um curso de adoecimento psíquico, caso a demanda solicitada às professoras (es) seja de uma posição de submissão Conclui-se que o processo de criação no ballet clássico não se encontraria em submissão extrema com a técnica clássica, mas sim poderia submeter-se à rigidez do ambiente não facilitador e aos limites e capacidade do self, das próprias professoras e professores, em brincar e experienciar o potencial criativo no espaço potencial (terceira área de vida) |