Presença cênica: consciência corporal e ativação energética através de uma abordagem somática da dança do ventre para o ator

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Sara Jobard Costa e
Orientador(a): Fernandes, Ciane
Banca de defesa: Ciane, Ciane, Keiserman, Nara Waldemar, Domenici, Eloisa Leite
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27490
Resumo: Essa pesquisa discute como acontece o fenômeno da presença cênica, a partir de uma irradiação energética no ator quando ele está no palco. O objetivo principal é criar uma prática corporal capaz de manipular essa energia, a partir de um processo de ativação dos chakras, desenvolvido com base em uma abordagem somática da técnica da dança do ventre e investigar sua aplicabilidade na prática teatral. Primeiramente, aborda-se o termo presença cênica e sua utilização nas artes cênicas, principalmente quanto ao trabalho do ator. Em seguida, são discutidos os conceitos de consciência e energia, por compreender presença cênica como um processo psicofísico, que envolve esses dois elementos. A fim de proporcionar ao indivíduo uma percepção maior de si mesmo, aqui denominada de consciência corporal, é proposta a utilização de exercícios de uma das técnicas de Educação Somática – Fundamentos Corporais Bartenieff. Para a etapa de ativação energética, é sugerido exercícios da técnica da dança do ventre. A efetividade dos exercícios propostos é estudada em duas práticas: a preparação corporal, realizada no estágio docente, e a preparação da pesquisadora para o espetáculo teatral Véu Carmim, nos quais foi possível observar melhoras relevantes no desempenho dos atores quanto à presença cênica. Foram constatados resultados significativos para a ativação energética de atores a partir de uma abordagem somática da dança do ventre.