Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Vicari, Juliana klock |
Orientador(a): |
Dantas, Monica Fagundes |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/71628
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Resumo: |
A pesquisa “Raízes para voar – caminhos para uma abordagem somática grounding” investiga a noção de grounding no corpo do performer. Tem como objetivo principal, constituir uma abordagem somática a partir da experiência com o grupo de estudos em grounding, formado especialmente para o desenvolvimento dessa pesquisa. O grounding pode ser entendido como “energia em relação”: um desejo por conexões dentro/fora do corpo e uma atitude que permite comunicação com a Terra. Este senso de grounding está relacionado ao suporte respiratório, ao movimento a partir do assoalho pélvico, à consciência do peso do corpo e do movimento a partir dos pés. Dentro das variadas funções do pé no movimento humano, destaca-se o poder de amortecer o impacto e propulsionar o peso do corpo. Esta dupla personalidade do pé promove o enraizamento necessário para que o corpo salte e suspenda sua massa. Neste sentido, o grounding pode ser descrito metaforicamente como raízes para voar. A abordagem somática entrelaça procedimentos da dança – destacando a influência dos artistas Rudolf Laban e Anna Halprin – e da educação somática (DOWD, 2007; ALEXANDER, 2010) buscando caminhos de acesso ao grounding. Neste sentido, busca-se problematizar a organização e facilitação de tais procedimentos ao grupo, de maneira que os participantes possam se apropriar do material, permitindo reverberar a experiência da pesquisa nos seus trabalhos como atores, terapeutas, músicos, bailarinos, etc. As vivências, registradas em vídeo e acompanhadas de relatos e dos diários de campo constituem a base da reflexão sobre o processo de apropriação de cada integrante, reconhecendo possíveis transformações pessoais. Configura-se como uma pesquisa sobre o processo, de caráter qualitativo, inserida na linha de pesquisa Processos de Criação Cênica do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. |