Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Santos, Rodrigo Severo dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-08042022-143054/
|
Resumo: |
A presente pesquisa, de natureza empírica, visa estudar, nos processos de preparação e criação cênica de Antonio Januzelli, princípios metodológicos que podem contribuir para potencializar a presença do ator. O diretor e professor Antonio Januzelli desenvolve um trabalho contínuo de pesquisa de aproximadamente cinco décadas dedicado à prática e a formação do ator organizado por ele em dissertação, tese e artigos. Parto do pressuposto que o desenvolvimento do seu laboratório de ator nos últimos dez anos, ainda não sistematizado, apresenta princípios e práticas que podem contribuir para a formação do ator do teatro performativo (FÉRAL, 2008), principalmente no que diz respeito à ideia de presença. O estudo enfoca a observação, o registro e a análise dos workshops orientados por Januzelli no Grupo Desvio Coletivo (2012-2013), complementados por entrevistas com os atuantes, assim como por descrições de ensaios dos espetáculos O Sósia (2014) e A Hora e a Vez (2014), e por reflexão sobre o processo de criação de O Porco (2004-2013) através da observação do espetáculo e da realização de entrevistas com o diretor e com o ator Henrique Schafer. No primeiro capítulo reflito sobre como a noção de presença cênica tem aparecido na teoria e na prática de Januzelli, bem como nos estudos teatrais. No segundo capítulo analiso algumas de suas práticas e princípios de preparação e criação para o ator, tendo em vista a formação do ator performativo. No terceiro capítulo destaco como seus princípios podem colaborar para que o ator potencialize a performatividade de sua presença na encenação a partir do texto, tomando como base a criação da realização cênica O Porco. No quarto capítulo investigo como seus princípios de trabalho contribuíram para desenvolver a presença cênica do ator na ação performativa que não parte de um texto, refletindo sobre minha experiência de atuante no espetáculo Pulsão. Os princípios e práticas estudados apontam para uma presentificação de si mesmo, na qual a presença aparece como uma qualidade do ator de estar fisicamente e mentalmente no presente (FISCHER-LICHTE, 2011) que se contrapõe a um personagem ficcional. Os resultados obtidos pretendem contribuir para o debate sobre a preparação e criação do ator no teatro performativo podendo interessar a performers, atores, encenadores e professores. |