Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Cabral, Sheila Martins
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Orientador(a): |
Rengel, Lenira Peral |
Banca de defesa: |
Rengel, Lenira Peral,
Rocha, Lucas Valentim,
Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
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Departamento: |
Escola de Dança
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36635
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Resumo: |
Esta pesquisa qualitativa faz reflexões de análises e estuda sobre procedimentos metodológicos, com uma metodologia nomeada "Plano de aula Aberto" em aulas do Método Pilates (Clássico e Contemporâneo), com enfoque direcionado a partir do quadril, para a formação da pessoa. Busca como objetivo investigar a partir da experiência da pessoa com os Métodos e o acessório bola, modos do corpo operar cognitivamente que gerem a construção de conhecimento autônomo em movimento de dança e/ou para a vida. A hipótese que orienta esta pesquisa é a de que esta atenção dirigida pelo professor, desencadeie um processo de autonomia do corpo, ou seja, da pessoa. Aponta para a importância na formação, em virtude da prática do Método colaborar para a construção de ações mais conscientes dos processos cognitivos, surtindo possíveis procedimentos metodológicos a partir da experiência vivida. Como principais referenciais: Paulo Freire (1996) para tratar de autonomia, Lenira Rengel (2015, 2007) para a abordagem do procedimento metafórico do corpo, Bonnie Cohen (2015) na Abordagem Somática, António Damásio (2010) para tratar de imagens corporais, Bondía Larrosa (2002) para falar de experiência, Lúcia Pimentel (2015) para as questões de Método e Metodologia. As atividades foram desenvolvidas de modos presenciais e online (em razão da COVID-19), muitas vezes com objetos/acessórios e outras sem, apenas com os indicativos de imagens metafóricas. Fazendo este trabalho foi percebido a dificuldade de falar sobre esta região do corpo, no entanto o gesto sem palavras foi experienciado. Evidencia-se o Pilates contemporâneo em seu princípio respiratório, como prática em uma abordagem somática desencadeadora de possível contribuição para um aprendizado a partir do movimento como conhecimento. Neste entrelaçamento de saberes realizados com corpos diversos durante as aulas na extensão, os corpos questionaram padrões, manobras de controle, repressões e o não-domínio, como resultante foi construída uma cartilha, "Cartilha de Pilates na Extensão Universitária", que abarcou novos elementos epistemológicos para a pesquisa acadêmica em Dança. |