O cinema nacional contemporâneo: a produção de Fernando Meirelles sob a perspectiva do pós-moderno

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Kalindra, Vanessa
Orientador(a): Bamba, Mahomed
Banca de defesa: Braga, Maria Helena, Maia, Guilherme, Bamba, Mahomed
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Comunicação
Programa de Pós-Graduação: Comunicação e Cultura Contemporâneas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14017
Resumo: A dissertação intitulada O Cinema Nacional Contemporâneo: A Produção de Fernando Meirelles Sob a Perspectiva do Pós-Moderno, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, objetiva estabelecer diálogos entre o contexto da pós-modernidade e a cinematografia contemporânea produzida pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. Utiliza-se, assim, o conceito pós-moderno e suas proposições teórico-culturais como um tipo de poética para realizar as análises do corpus da pesquisa, composto pelos filmes: Domésticas (2001), Cidade de Deus (2002), O Jardineiro Fiel (2005), Ensaio sobre a Cegueira (2008) e 360 (2012). Trata-se, portanto, de investigar o modo de representação e a construção das narrativas dos discursos fílmicos a partir da relação constante entre o contexto onde eles são produzidos e as características imanentes de suas linguagens.