Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Ragazzi, Fernanda Carvalho Pigatto [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/194502
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Resumo: |
O presente trabalho tem por objetivo analisar um dos filmes baseados em textos literários e dirigidos por Fernando Meirelles – Blindness, obra produzida em 2008, que em português permaneceu com o título de Ensaio sobre a cegueira, inspirada no romance homônimo de José Saramago. O autor, além de um dos principais escritores em língua portuguesa, foi um importante militante político empenhado em causas sociais. No Ensaio, observamos um narrador que, além de relatar acontecimentos, também se detém em digressões e analisa como as figuras femininas, retratadas de diferentes maneiras, são as detentoras do poder de transformação da sociedade. Partindo da própria matéria narrativa que compõe o universo fictício do escritor português, buscaremos bases no feminismo marxista tal como o defende Heleieth Saffioti para ler as dimensões e as tessituras que compõem o feminino no ínterim do texto literário. Pretendemos ainda iluminar a construção de sentidos no filme, destacando como a cegueira e seus desdobramentos, que representam a incapacidade do homem contemporâneo de enxergar a si próprio e o ambiente ao seu redor, são explorados por Meirelles. |