Tensões na Sala de Visitas: pacto da branquitude nos diários de Carolina Maria de Jesus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Siqueira, Carlos Alves lattes
Orientador(a): Oliveira, Lucas Amaral de lattes
Banca de defesa: Alves, Ana Rodrigues Cavalcanti, Miranda, Fernanda Rodrigues de, Oliveira, Lucas Amaral de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39492
Resumo: Esta dissertação investiga como o pacto da branquitude e as relações de poder intrínsecas ao sistema literário brasileiro reverberam nas obras e na carreira de Carolina Maria de Jesus. O objetivo é avaliar, por um lado, em que medida essas dimensões permeiam a prosa de Carolina e, por outro, como a elite branca, firmemente estabelecida no sistema literário, manipulou os recursos de poder, erigindo empecilhos para a ascensão profissional da escritora. A metodologia empregada baseou-se na análise de conteúdo de textos de Carolina Maria de Jesus, revisão e levantamento bibliográfico sobre sua produção intelectual e análise de documentos variados. Os resultados evidenciam que as relações de poder no sistema literário nacional impactaram significantemente a atividade criativa da autora mineira, manifestando-se de forma mais contundente nos diários Quarto de Despejo e Casa de Alvenaria, que constituem parte do material empírico desta pesquisa. Ambas as obras revelam a incidência do pacto da branquitude não apenas no desenvolvimento artístico da escritora, mas também em sua trajetória social.