As paratopias de Carolina: o processo de constituição autoral em três publicações de Carolina Maria de Jesus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Mollo, Laura Juliani
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-10052024-150408/
Resumo: Nesta dissertação investigamos os processos pelos quais o nome Carolina Maria de Jesus se torna uma autoria. Através de sua história editorial, baseando-nos no modelo teórico-metodológico da paratopia criadora de Dominique Maingueneau, entendemos a autoria como uma construção dinâmica, influenciada por fatores que vão além dos textos em si. Em resumo, este trabalho explora o funcionamento da autoria de Carolina Maria de Jesus, considerando não apenas seus textos, mas também os processos editoriais que os formalizam, os atores envolvidos e os contextos político e cultural aspectos que compõem, segundo Maingueneau, o espaço canônico e o espaço associado dessas obras. Carolina é um exemplo pungente de como a autoria é construída dinamicamente ao longo do tempo, moldada pelos ambientes editorial e cultural nos quais um autor opera. A história de Carolina começou a se transformar quando o jornalista Audálio Dantas a conheceu em 1958 na favela do Canindé. Dantas publicou parte de seu diário em uma reportagem para o jornal Folha da Noite, e ela passou a ser conhecida como a escritora favelada. Mais tarde, ele se tornou editor da revista O Cruzeiro e publicou trechos de seus escritos. O primeiro livro de Carolina, Quarto de despejo: diário de uma favelada, foi lançado em 1960 e se tornou um grande sucesso. Para análise escolhemos três livros. O primeiro, que consolida o processo de estreia da carreira literária de Carolina, enquanto o segundo, Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada, reflete sua vida após o sucesso. O terceiro livro, Diário de Bitita, é uma narrativa memorialística que cobre a infância da autora e foi publicado postumamente na França. A escolha dessas obras permite uma análise das mudanças na autoria ao longo do tempo. Carolina Maria de Jesus emerge como um exemplo contundente de como a autoria se movimenta ao longo de uma carreira literária.