A realidade fragmentada: a relação entre cinema e literatura nas obras de Márcio Souza e Milton Hatoum

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Costa, Izabelly Cruz da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4213017144470309
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7206
Resumo: A dissertação busca analisar algumas das obras literárias de Márcio Souza e Milton Hatoum a partir de uma articulação entre cinema e literatura. O presente trabalho também almeja apontar para os modos distintos de como as faturas literárias de cada um dos autores podem contribuir para a compreensão do respectivo posicionamento e trajetória de ambos no campo literário. Márcio Souza teve envolvimento com a produção cinematográfica antes de se lançar como literato, o que justifica certo experimentalismo de suas obras nos momentos iniciais da sua trajetória. Milton Hatoum não teve aproximação direta com a prática cinematográfica, mas é possível observar a presença dos aspectos da linguagem do cinema em suas obras, já que a utilização do discurso indireto livre possibilita a alteração do foco narrativo da obra, fragmentando-a e recompondo-a na própria tessitura do texto. Observa-se, portanto, que diferentes estratégias por parte de cada um dos autores pode ser delineada mesmo utilizando- se de um só elemento para a comparação, ou seja, o cinema.