O componente lúdico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de espanhol: ressignificando a avaliação no contexto pandêmico
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | , |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9881 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral analisar a ressignificação da avaliação de Espanhol no contexto pandêmico, a partir do emprego do componente lúdico, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são analisar de que maneiras o componente lúdico vem sendo aplicado no processo de avaliação de Espanhol, refletir sobre impressões do professor de Espanhol sobre as ferramentas lúdicas em avaliações e averiguar de que formas o componente lúdico está presente na formação inicial e continuada do professor de Espanhol do Amazonas. Como base teórica são considerados postulados sobre o componente lúdico em Baptista et al. (2003), Bartaburu (2003), Brasil (1988, 1990), Caletti de Marenco (2003), Kishimoto (1990 e 1994 ), Mayrink (2003); avaliação em Luckesi (2003 e 2018). A pesquisa é um estudo pertencente à área de Linguística Aplicada, de natureza qualitativo e tem como referencial metodológico o estudo de campo, tendo como base Gil (2008) e Paiva (2019). Para alcançar os objetivos propostos, além da pesquisa bibliográfica impressa e telematizada, foi utilizada a pesquisa documental, através de questionários investigativos e análise documental das avaliações realizadas e disponibilizadas pelos professores de Espanhol da rede pública estadual amazonense. |