A canção na Amazônia e a Amazônia na canção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Farias, Elias Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4877433769416812
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6496
Resumo: A canção é formada por um tecido de sons, palavras, imagens e ritmos que estimula a experiência da beleza e propicia a construção de saberes. Por meio desses fios e teias, a escuta da canção faz fluir a imaginação, abre fluxos de percepções estéticas e eleva o pensamento ao mais alto grau sensibilidade poética. Abrem-se cadeias de reações emocionais em cada contexto da escuta. O diálogo entre o cancionista, a canção e o ouvinte formam uma trama de significados. Os princípios do pensamento complexo são referenciais essenciais para o entendimento deste processo. Eles aguçam a capacidade de compreensão da circularidade dialógica inerente aos saberes e suas relações. Pensar a complexidade exige a assunção da coexistência entre dimensões existenciais que aparentemente estão desconectadas, tais como a razão e a emoção, o corpo e a mente. O pensamento poético dos cancionistas e as representações e transcendências de suas canções são sutilezas que só a multidimensionalidade da arte pode oferecer. Exatamente por isso, um pensar que seja capaz de perceber o todo complexo do ser humano é indispensável para a compreensão das intercorrências que incidem nas relações e associações entre o real e o imaginário, entre o racional e o poético. Partindo do pressuposto de que toda a complexidade inerente ao homem e suas conexões com a vida e com o mundo cabem poeticamente na canção, esta pesquisa propôs-se a refletir sobre a concepção de Amazônia presente no pensamento poético proveniente da sonoridade e do texto poético das canções produzidas no Amazonas. O estudo pressupõe a existência de um homem, um lugar, um contexto e um imaginário criado para refletir sobre suas interconexões. A natureza, o homem, a sociedade e os contornos de sua complexidade cultural na Amazônia são o cenário da reflexão que aqui se apresenta. A partir da obra e da trajetória artística dos compositores Adelson Santos e Celdo Braga e da análise das letras e da constituição musical de suas canções, buscou-se o entendimento das percepções e do imaginário criado sobre a região, por meio de um estudo que considera as condições de produção, o processo criativo, os gêneros musicais incidentes e os tipos de narrativas poético-musicais propostas pelos cancionistas. O conjunto de informações, ideias e conceitos sobre a canção, a Amazônia e a complexidade de suas interações têm por finalidade subsidiar o entendimento do pensamento poético criado sobre a cultura amazônica por meio da música.