Entre o divino e o humano. O lugar da vanitas mineira nos séculos XVIII e XIX

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Rodrigues, Andreia de Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16497
Resumo: Esta tese apresenta uma análise sobre as imagens de vanitas localizadas em Minas Gerais e produzidas ao longo do século XVIII e início do XIX. Para tal e além de toda trajetória iconográfica dessas imagens, busquei compreender a conformação inicial dessa Capitania pela perspectiva das práticas religiosas, culturais e sociais que se desenvolveram a partir da atividade mineradora e da interferência local exercida pela Coroa Portuguesa. Essa relação, evidenciada pela afirmação do poder Real, originou uma sociedade colonial de características peculiares, fortemente influenciada pela vivência religiosa e estrutura cultural resultantes da atuação das organizações religiosas leigas. Tendo um entendimento mais amplo do período e local é possível apreender para que ou para quem e por quais razões tópicas como a vanitas, a morte, o desengano, a exemplo do que já ocorrera anteriormente em outros locais após as reformas religiosas, também são exploradas pela produção artística, utilizadas como instrumentos de orientação moral