Matizes eloquentes: imagens, corpo e alegoria na prédica de Antônio Vieira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Correa Filho, Clovis Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6861
Resumo: Esta pesquisa foi elaborada com o objetivo de compreender como as imagens - em específico, as corporais - retoricamente construídas pelo padre Antônio Vieira articulam-se para a construção da figuração e da ornamentação discursiva de seus sermões, diretamente relacionadas à interpretação de simbologias bíblicas, do mesmo modo que, no domínio da retórica cristã, categorias de interpretação textual servem-se da leitura dos níveis de significação do discurso bíblico. O intuito foi verificar que a tratadística cristã orientava o inaciano em como articular decorosamente os dois sistemas de signos: a teoria hermenêutica aplicada a discursos comuns e a arte retórica operada em exegeses - e com isso, visualizar a criação de uma "retórica das coisas essenciais", concebida como uma retórica substancialista - que misturava os dois níveis: o retórico e o hermenêutico. Para tal, partimos do ponto do exame da apropriação teológica da Retórica antiga, ou seja, pelo processo de substancialização dos dispositivos que nela são apenas funcionais. A pesquisa buscará também evidenciar que a atividade discursiva do jesuíta era permeada pela argumentatividade criativa, veementemente metafórica e alegórica, que mantinha sua base retórico-político-teológica. Também é nosso intuito compreender como as imagens - em específico, as corporais - eram importantes para a carga religiosa/espiritual impressa pelo inaciano - no intuito de gerar as percepções e os sentimentos intencionados por ele. Enfim, verificar a organização das imagens e evidenciar sua força de "aglutinar" para uma significação universal, como também assegurar a independência entre elas - para uma significação em particular