As religiosidades nos/com movimentos migratórios através do cinema: uma questão curricular contemporânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16919
Resumo: Esta dissertação tem como finalidade apresentar e discutir as relações que permeiam as religiosidades nos movimentos migratórios, através do cinema. Buscando compreender as diversas formas com as quais esta arte exprime as questões da migração, busco interrogar as redes religiosas que esses movimentos trazem. Analisando alguns filmes que expõem questões e criam em torno dessa temática, busco compreender os inúmeros e complexos fluxos que se modificam constantemente dentro dos ‘espaçostempos’ onde ocorrem, bem como a atuação de seus ‘praticantespensantes’, nas criações dos que fazem os filmes. Como metodologia, desenvolvo ‘conversas’, nos modos como as entende Maturana, e da ideia de ‘cineconversas’ como vem sendo desenvolvido, há muito, no grupo de pesquisa em que atuo. Essas conversas aparecem assim, com grupos de estudantes que ‘vêemouvemsentempensam’ os filmes em aulas que desenvolvo em uma escola particular no município de Niterói. No desenvolvimento dessas ‘cineconversas’, busco perceber as relações de fé, da crença, que são estabelecidas ao se ver um filme acerca de sua própria religião ou de outra religião, compreendendo que a questão da religiosidade é um tema que permeia a vida cotidiana de muitos ‘praticantespensantes’ e que isto deve se dar sempre em ambiente de respeito e compreensão. As narrativas que aparecem nas ‘cineconversas’ são tratadas dentro da compreensão que existem inúmeras redes educativas que formamos e nas quais nos formamos, nos cotidianos, e nas quais são criados complexos e variados ‘conhecimentossignificações’. Entre os autores com os quais estarei dialogando estão: Michel de Certeau, Gilles Deleuze, Humberto Maturana, Nilda Alves, entre outros que trabalham com os cotidianos.