Uma investigação sobre a performatividade do orixá Exu no candomblé de Ketu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Genilson Leite da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Exu
Link de acesso: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16813
Resumo: O referido projeto investiga a performatividade do orixá Exu nos terreiros de candomblé de Ketu, através do diálogo ritual corpo-dança e seus desdobramentos para a comunidade do terreiro e a comunidade civil. A base metodológica usada foi a pesquisa-ação auxiliada pela observação participante e entrevista semiestruturada, como estratégia de promover diálogos intimistas com a comunidade de terreiro e seus membros. A afroperspectiva, o baraperspectivismo e perspectiva exusíaca norteiam o processo analítico dos dados desenvolvidos em campo, para fugir das armadilhas da dicotomia (bem/mal, corpo/mente, dentro/fora, deus/diabo) estruturante da forma de vida no Ocidente. Como resultado da investigação, observa-se que os terreiros de candomblé têm caminhado para uma “reparação” do orixá Exu, se propondo a se aproximar cada vez mais desse. Nota-se que a performatividade do orixá sempre permeou as práticas do terreiro de candomblé e que, mesmo sem iniciar omorixá Exu, os terreiros nunca deixaram de cultuá-lo