Realismo de confronto: a representação do imprevisível
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7397 |
Resumo: | O presente estudo propõe uma investigação sobre o conceito de realismo de confronto , que pode ser localizado em processos e posturas cinematográficas que colocam o real em questão. Para validar o conceito, buscamos confirmar uma hipótese central, que abriga três outras questões importantes e que, em conjunto, configuram e dão base a estratégias que colocariam em confronto as formas representacionais do cinema, promovendo uma alteração no nível do realismo fílmico. Sob a ideia geral de que o realismo de confronto traz a realidade para dentro da representação, identifica-se uma forma realista que absorveria a própria imprevisibilidade da realidade como forma de expressão, e que seria colocada em confronto com as formas representativas do próprio filme. A partir desse conceito busca-se compreender práticas não necessariamente recentes do cinema; mas que ganharam força e importância na teoria e na prática cinematográficas na atualidade e com isso, podem configurar uma alternativa ao entendimento do realismo |