Poesia e Filosofia: a estética de Hegel e sua aplicação à poesia de Gonçalves Dias
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18095 |
Resumo: | A tese propõe uma abordagem da poesia de Gonçalves Dias pela ótica da filosofia da arte hegeliana. Divide-se, pois, em duas grandes partes. Na primeira, mais teórica, expressa o momento mais conceitual dos Cursos de estética, a saber, o horizonte universal associado à Ideia do belo e ao conceito da arte, com suas determinações objetivas expressas na categoria do ideal. Para Hegel, a produção da obra de arte constitui a unidade entre o conceito e sua exposição na realidade, cujo conteúdo é eminentemente espiritual, isto é, cultural e coletivo, sendo, por conseguinte, nesse meio que encontraremos as determinações sob as quais se movem e são engendradas as condições de manifestação da filosofia da bela arte. Ao designar a bela arte como objeto da especulação filosófica, o pensador alemão procura explicitar a Ideia do belo como unidade da totalidade do conceito com sua realidade ao longo da história através da manifestação das formas simbólica, clássica e romântica. Na segunda parte da tese, a partir da compreensão do instrumental dialético e histórico da filosofia da arte hegeliana, em especial da expressão poética na sua forma de arte romântica, abordamos a poesia de Gonçalves Dias. Para tanto, ressignificamos a compreensão do romantismo no campo literário, estendendo sua interpretação ao âmbito filosófico. Isso se fez necessário porque as classificações da arte da poesia são definidas pela historiografia literária e esta, por sua vez, embora tenha méritos, apenas evidenciam uma periodização de modelos cronológicos, relacionando os estilos literários e poéticos às características e critérios próprios da historiografia, que muitas vezes subordinam o todo das obras de arte a elementos exógenos à sua esfera.Abordamos a obra de Gonçalves Dias a partir do espírito romântico e subjetivo da modernidade, tal qual definido pela estética hegeliana, possibilitando a livre exposição do interior da fantasia poética no exterior da linguagem. A poesia dramática de Gonçalves Dias tanto incorporou as grandes questões do seu período como transcendeu sua época ao configurar no modo da representação da linguagem poética tanto o ânimo épico dos povos originários quanto a lírica de amor e da cultura popular. Somente no âmbito da estética como filosofia da arte foi possível trazer à tona os elementos conceituais e históricos que ainda nos possibilitam um diálogo com essa produção constituidora da nossa comunidade nacional. A ideia de que a poesia de Gonçalves Dias possui um conteúdo cognoscente próprio e não um simples transladar de movimentos e periodizações europeias ganhou nova chave interpretativa na relação com os Cursos de estética hegeliano. |