Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Chiari, Gisele Gemmi |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-27112009-132947/
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Resumo: |
A dissertação visa estudar as Sextilhas de Frei Antão de Gonçalves Dias, procurando compreender seu significado no conjunto da obra do autor e destacar sua relação com a corrente medievalista do Romantismo. As Sextilhas parecem destoar do espírito nacionalista que vigorou depois da Independência brasileira, pois além de reunir temas e lendas portugueses, simula uma linguagem arcaica. Por isso, o quadro ufanista e o programa de construção da nacionalidade do Segundo Império influenciaram a recepção negativa da crítica dos poemas de Frei Antão, contrariamente aos poemas indianistas de G. Dias que foram consagrados. A análise dos poemas das Sextilhas suscitou uma reflexão sobre o contexto histórico-cultural brasileiro do século XIX, temas caros e polêmicos para a sociedade brasileira oitocentista como a monarquia e a escravidão. Considera-se necessário recuperar o lugar dos poemas medievalistas como um dos aspectos precípuos da obra de Gonçalves Dias, pois a sua obra lírica e teatral, bem como a sua correspondência apontam para um programa poético de valorização da história e do medievalismo romântico. Para compreensão das Sextilhas, a pesquisa recorreu ao estudo de obras (livros, teses, periódicos) que versam sobre movimento romântico europeu e brasileiro, a poesia de Gonçalves Dias e outros românticos, o processo de construção da identidade nacional, a história do Segundo Império no Brasil e os aspectos temáticos e formais da lírica trovadoresca. Para o presente estudo considerou-se a edição das Sextilhas de Frei Antão revista pelo autor em 1857, composta por quatro poemas. A edição exclui o poema Lenda de Sam Gonçalo. |