E-sports e a nova geração de ídolos midiáticos: um estudo de caso do “fenômeno” Nobru
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20864 |
Resumo: | A nova realidade digital tem, entre seus contundentes efeitos, o abalo de tradicionais estruturas de poder. Nesta presente tese, pretendemos destacar a nova relação entre comunicação e idolatria, revolucionada pelas mídias sociais. Para verificarmos tal descentralização na construção de novos ícones, analisaremos a trajetória do streamer, gamer e entertainer digital Bruno Goes, conhecido no mundo dos jogos eletrônicos como Nobru, e sua autossuficiência midiática, que o classifica como integrante de uma nossa classe de ídolos digitais: os Self-Made Media Man. A contextualização dessa análise inclui o referencial teórico de pesquisadores do campo, bem como uma importante abordagem histórica que mostra não penas a evolução dos jogos eletrônicos, mas também sua relevância lúdica, tecnológica e mercadológica. |