A repressão penal do samba
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Direito Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Direito |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18630 |
Resumo: | A tese trata sobre a repressão penal do samba no Rio de Janeiro desde as suas raízes até a formação do samba urbano carioca até o final da Era Vargas. Na primeira parte, trata-se das raízes do samba como dança e gênero musical, com a apresentação do lundu e do maxixe até a chegada do samba sincopado inventado pelos malandros do Estácio. Na segunda parte, aborda-se o contexto sócio-histórico com a expressão ensaística de rupturas e permanências da República Velha à República Nova. Na terceira parte, desenvolve-se a temática da repressão penal do samba, por meio da demonstração do processo de criminalização, a partir de parâmetros legais, da violência institucional do Estado brasileiro, de análises criminológico-críticas, da bio-grafia de alguns sambistas e de suas letras musicais. |