COMUNIDADE TALHADO - UM GRUPO ÉTNICO DE EMANESCÊNCIA QUILOMBOLA: UMA IDENTIDADE CONSTRUÍDA DE FORA?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Nóbrega, Joselito Eulâmpio da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2142
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo de identidade numa comunidade rural mestiça (negros e caboclos) denominada Talhado , no município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. A comunidade começou a ser habitada a partir de 1860, viveu uma fase de semi-isolamento e sofreu, a partir de 1970, um processo emigratório que reduziu consideravelmente sua população. Em 2004, a Fundação Cultural Palmares emitiu a certidão de auto-reconhecimento do Talhado como remanescente das comunidades dos quilombos, despertando novas expectativas para o grupo e gerando, para o mundo acadêmico, outras possibilidades interpretativas e até explicativas sobre sua especificidade étnica. Utilizando-se de um processo metodológico triangular que combina a História de Vida (um dos gêneros da História Oral) com o modelo etnográfico desenvolvido por Arruti (2006), investigamos o processo de construção da identidade quilombolas do Talhado. Teoricamente, analisamos os referenciais acadêmicos existentes sobre o assunto, a saber: o documentário Aruanda de Linduarte Noronha e as duas dissertações de mestrados produzidas pela antropóloga Josefa Salete Barbosa Cavalcanti e pelo sociólogo José Vandilo dos Santos, bem como, trabalhamos com as definições de Identidade Étnica, Remanescência Quilombola (incluso a idéia de Quilombo) e Memória. Averiguamos que Talhado não apresenta um conhecimento sobre essa identidade quilombolas que lhe é atribuída, constituindo-se, portanto, numa construção externa. Assim sendo, pela oralidade, enfatizamos a questão da Identidade enquanto construção do próprio grupo.