Eu sou quilombola! Identidade, história e memória no quilombo Pedra d'Água.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: MEDEIROS, Sandreylza Pereira.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2554
Resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa de campo realizada na comunidade rural de Pedra D’Água, no município do Ingá, Estado da Paraíba. Em 19 de abril de 2005 a Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura do Governo Federal, expediu uma certidão de autorreconhecimento que identificava Pedra D’Água como comunidade remanescente de quilombos. O grupo que, no passado não assumia a condição de uma ascendência escrava, passou a defender e a articular, após a certificação, um discurso ligado a uma identidade quilombola despertando por este motivo, discussões acadêmicas sobre a ressemantização de sua identidade étnica. A cor negra, como marca distintiva do grupo, antes vista pelos moradores como a principal responsável pela discriminação racial sofrida, torna-se um dos símbolos, entre outros, da luta pela reivindicação de um espaço político e pela sua inserção de uma forma mais justa e igual, na esfera social. Para compreendermos de que forma este discurso passa a ser compartilhado pelo grupo e em que especificamente este se baseia, utilizamos a História Oral como método de pesquisa, recorrendo à técnica da entrevista para a aquisição de informações. Priorizamos a oralidade do grupo dando ênfase aos seus pontos de vista para a construção de sua própria história. Teoricamente, analisamos o processo da identidade quilombola em Pedra D’Água a partir do diálogo entre a História e as Ciências Sociais. Propusemos discussões conceituais sobre os termos que norteiam e dão sentido ao nosso estudo, dentre os quais: identidade étnica, quilombo, remanescência quilombola e memória. Verificamos que a construção de uma identidade quilombola em Pedra D’Água atende à contribuição de uma mediação externa. Esta construção identitária também se apoia na revalorização da cor que, entre outros elementos, oportunizou aos seus moradores uma nova ambiência, na qual esses passam a vivenciar a condição de novos sujeitos políticos atuando sobre a sua própria realidade.