Talhando um grupo étnico, o processo de recomposição identitária nas comunidades quilombolas de Serra do Talhado.
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7381 |
Resumo: | A partir da Assembleia Constituinte de 1988 a expressão Remanescente das Comunidades de Quilombos inscrita no artigo 68 dos ADCT vem suscitando discussões e impasses sobre a noção de Quilombo. Atualmente, extrapolando sua concepção histórica, ele tornou-se um conceito antropológico com o qual se procura dar conta de uma complexa realidade que diz respeito, entre outras coisas, aos direitos e a identidade das comunidades negras - não mais apenas as rurais, mas também as urbanas. As comunidades do Talhado (Comunidade Quilombo de Serra do Talhado e Comunidade Urbana de Serra do Talhado) em Santa Luzia/PB, auto-reconhecidas como quilombos pela FCP, são expressões concretas dos conteúdos daquelas discussões. O Talhado e a sociedade em que está inserido, Santa Luzia, constituem-se no cenário de relações interétnicas em que a recomposição da identidade étnica e os direitos de comunidades quilombolas, daquela, são questionados por segmentos da sociedade envolvente. O presente estudo procura mostrar o processo e as implicações de recomposição da identidade étnica do Talhado. Mesclando etnografia e pesquisa histórica discute-se neste trabalho o significado que termos como quilombo e quilombola assumem para a referida comunidade, e como a nova identidade gera novas relações dentro da comunidade e, principalmente, com a sociedade envolvente. |