Império de Nossa Senhora D’Abadia : representações estéticas e devocionais de um Patrimônio Cultural Kalunga

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Lima, Tatiane Pereira Canuto de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1173
Resumo: As festas são expressões culturais que evidenciam as identidades locais e, pelas quais, diferentes grupos, anualmente, rememoram e celebram suas tradições, atribuindo-lhes sentidos e significados. Neste relatório, enfatizaremos uma das principais manifestações religiosas da comunidade Kalunga, comunidade quilombola localizada na região nordeste do Estado de Goiás, em território abrangente aos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás, o Império de Nossa Senhora D’Abadia, realizada durante a Romaria do Vão de Almas. Para a comunidade, a religiosidade local e suas manifestações constituem elementos identitários representativos de seu patrimônio cultural. O reconhecimento e a valorização dessas práticas implicam na preservação de uma tradição guardada na memória dos praticantes, que, por sua vez, podem ser caracterizados como bem cultural de natureza imaterial. Catalogar e analisar os indícios materiais e orais da memória acumulada em torno da referida festa propiciam maiores condições possíveis de preservá-la. Desse modo, os desdobramentos desta pesquisa têm por objetivo rememorar trajetórias que fundamentem o reconhecimento do Império de Nossa Senhora D’Abadia enquanto bem cultural imaterial. Para tanto, o estudo está embasado na metodologia da história oral, priorizando as narrativas e relatos de vivência de anciãos, visando utilizar a memória como fonte para a interpretação do processo histórico de construção das manifestações. No que tange à parte propositiva desta pesquisa, popularmente conhecida como “produto” cultural, almeja-se o desenvolvimento de ações educativas voltadas ao conhecimento, apropriação e valorização do patrimônio cultural, memória e identidade, com a elaboração de material educativo, em formato de Caderno de apoio, a ser disponibilizado em formato digital ou impresso e direcionado aos discentes e docentes da comunidade escolar do Ensino Básico, sobretudo a segunda fase do Ensino Fundamental.