Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Paulino, Francisca Palloma Soares |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=84644
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Resumo: |
<div style="">O presente trabalho assume como escopo a exposição da presença de Bertolt Brecht na obra de Walter Benjamin a partir da articulação dos elementos de estranhamento, de interrupção e de crítica da empatia e sua relação com a reflexão estética e política de Benjamin. O diálogo com o teatro de Brecht é realizado através dos ensaios benjaminianos dos anos 30 sobre a experiência épica e das teses Sobre o Conceito de história (1940). A ligação que se pretende construir entre os autores em questão não se esgota na apreciação de suas mútuas referenciações dentro de suas obras, mas, todavia, procura trazer como problema o modo com qual se observa a recepção de Brecht na obra de Benjamin. Desse modo, os elementos nos quais esta exposição está fixada encontram-se dispostos e articulados conforme estão apresentados nas obras dos dois autores e procuram estruturar a partir deles suas vinculações e convergências. O ensaio de Walter Benjamin Sobre As Afinidades Eletivas de Goethe (1922) é um importante elo para a apresentação do papel interruptivo da crítica de arte no contexto de sua consideração materialista e está presente neste texto como evidência da discussão estabelecida por Benjamin referente à crítica da empatia antes de sua relação teórica e pessoal com Brecht. O resgate dos conceitos e suas conexões conjuntas consideram possível estabelecer uma leitura que compreende a relação entre a reflexão estética de Brecht em sua aproximação com o pensamento histórico de Benjamin em especial ponto de exposição aqui reforçado pelo último escrito benjaminiano posta em significação distinta de uma submissão de um sob o outro, mas próxima do que seria considerado um fortuito encontro teóricoprático entre os dois. Palavras-chave: Brecht. Benjamin. Estranhamento. Interrupção. História</div> |