Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2003 |
Autor(a) principal: |
Lacerda, Maria de Fatima de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=28814
|
Resumo: |
Esta monografia e um estudo bibliografico dos metodos teatrais de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht a luz de teoricos de teatro de corpo e profissionais de Educacao Fisica. A analise da pesquisa, parte de um estudo documental desses respectivos metodos, bem como, de como e feito e se e feito algum trabalho de corpo nos mesmo, na construcao da personagem para melhoria da atuacao no palco e da qualidade de vida do ator. Partindo de uma visao holistica da corporiedade, fazemos um breve historico dos autores estudados, conversamos sobre os metodos e analisamos como e feito e se e desenvolvido algum trabalho de corpo por constantin Stanislavski e Bertolt Brecht nos seus respectivos metodos teatrais aqui estudados. Com o objetivo de fazer o resgate da consciencia corporal do ator atraves do trabalho de corpo no teatro, bem como a sua relacao com este corpo na representacao e construcao da personagem. Na ansia de melhorar a qualidade de vida do ator, assim como, a sua atuacao no palco. Apos a analise documental pudemos perceber que existe um trabalho de corpo desenvolvido no metodo de Constantin Stanislavski e que o mesmo, embora traduza uma concepcao psicologica buscando a interiorizacao da personagem, para uma interpretacao perfeita, mostra que para se adquirir esta encarnacao da personagem e preciso desenvolver, diariamente e de forma precisa, um trabalho de corpo bem como de voz do ator. Stanislavski busca nao so a valorizacao do trabalho de corpo no teatro, na construcao da personagem, mas coloca a importancia desse trabalho do corpo na melhoria da qualidade de vida do ator. Percebemos no metodo de Bertolt Brecht que o mesmo nao desenvolve um trabalho de corpo preciso e meticuloso como no metodo de Constantin Stanislavski, mas mesmo dentro de uma visao politica, revolucionaria, socialista e transformadora da sociedade. Vimos que Brecht percebe o corpo em seu metodo e da ao mesmo a importante relevancia no teatro para a construcao da personagem. |