Quando o popular encontra a política cultural: a discursividade da cultura popular nos pontos de cultura" Fortaleza dos maracatus", "cortejos culturais do Ancuri" e "boi Ceará"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Bezerra, Jocastra Holanda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=111692
Resumo: <div style=""><font face="CIDFont"><span style="font-size: 16.0007px;">O presente trabalho analisa os usos e construções conceituais acerca das chamadas culturas&nbsp; populares no processo de institucionalização das políticas públicas de cultura no Brasil&nbsp; contemporâneo. O estudo busca compreender, sobretudo, como os sujeitos de direito dessas&nbsp; politicas significam o conceito de cultura popular em suas práticas discursivas. Para analisar&nbsp; essa questão foi delimitado como objeto de estudo a Ação Ponto de Cultura, do Programa&nbsp; Cultura Viva, criado em 2004, durante o Governo Lula, por meio da participação de grupos&nbsp; culturais ligados a manifestações tradicionais da cultura popular, na cidade de Fortaleza-CE.&nbsp; A pesquisa apresenta, inicialmente, uma contextualização em torno das politicas públicas de&nbsp; cultura criadas pelo Estado brasileiro com o objetivo de promover e valorizar as culturas&nbsp; tradicionais e populares. Em seguida, problematiza a respeito das mudanças e atualizações nas&nbsp; delimitações da noção de cultura popular, bem como as construções e usos conceituais nas&nbsp; políticas culturais regulamentadoras para o segmento. Por fim, expõe uma análise dos&nbsp; discursos de três grupos culturais participantes da Ação Ponto de Cultura: Fortaleza dos&nbsp; Maracatus, Cortejos Culturais do Ancuri e Boi Ceará. A partir do olhar desses sujeitos é&nbsp; discutido como eles significam suas práticas culturais no campo da cultura popular e como as&nbsp; afirmações sobre si mesmos, isto é, as autorrepresentações produzidas, são_ afetadas pela&nbsp; politica cultural, sobretudo, pela Ação Ponto de Cultura. Em outras palavras, como a política&nbsp; cultural não tem o simbólico apenas como objeto, mas desencadeia uma autodiscursividade,&nbsp; composta por narrativas conflituosas e consensuais entre os sujeitos de direito da política e&nbsp; entre estes e a politica cultural. Deste modo, é questionado em que medida a politica cultural&nbsp; refaz as estruturas da identidade e redefine as condições de hegemonia do discurso da cultura&nbsp; tradicional e popular. A pesquisa se utiliza da abordagem teórica e metodológica da Teoria do&nbsp; Discurso, com o objetivo de apreender os significados que os sujeitos dão às suas ações -&nbsp; exteriorizados no discurso -, as disputas, relações de poder e práticas articulatórias presentes&nbsp; nos discursos sobre a conceituação e valorização das culturas populares, por meio da análise&nbsp; de documentos programáticos das politicas e ações instituidas pelo Ministério da Cultura, em&nbsp; especial a Ação Ponto de Cultura, e, sobretudo, por meio das autonarrativas dos atores sociais&nbsp; do campo das culturas populares, através de entrevistas em profundidade&nbsp; &#7865; conteúdos&nbsp;</span></font><span style="font-size: 16.0007px; font-family: CIDFont;">produzidos nos Pontos de Cultura.&nbsp;</span>Palavras-chave: Política Pública de Cultura.&nbsp; Populares.&nbsp;&nbsp;</div><div>Política Cultural. Ponto de Cultura. Culturas Populares.</div>