Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Santos, Sâmia Araújo dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=105733
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Resumo: |
<div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A audiodescrição (AD) é uma modalidade de Tradução Audiovisual Acessível (TAVa), que se localiza dentro dos Estudos Descritivos da Tradução. A AD tem como propósito descrever, em linguagem verbal, os aspectos visuais de produtos culturais como filmes, telenovelas, pinturas, monumentos urbanos, esculturas etc. Essa modalidade tradutória é voltada principalmente para as pessoas com deficiência visual (PcDVs). Entre os parâmetros para a elaboração de AD, manuais técnicos enfatizam que ela deveria ser neutra. Esse argumento era defendido com a justificativa de não retirar das PcDVs o direito de interpretação dos produtos culturais audiodescritos. Com base no Sistema de Avaliatividade (SA), Praxedes Filho e Magalhães (2013; 2015) demonstraram a inexistência da neutralidade em audiodescrição. Estes abriram caminhos para pesquisas com diversos corpora com roteiros de AD que haviam sido elaborados levando em conta o parâmetro de neutralidade. Essas pesquisas empíricas se utilizaram de um ponto de vista holístico da interpretação, ou seja, que abrange todas as perspectivas avaliativas via língua para refutar esse parâmetro. Por sua vez, a análise holística foi viabilizada por meio do Sistema de Avaliatividade (SA) (MARTIN; WHITE, 2005) no escopo da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) como aparato teórico-metodológico. Esse tipo de análise levou à refutação da possibilidade de neutralidade. A pesquisa aqui relatada objetiva, em âmbito geral, investigar os tipos de avaliação contida em roteiros de AD de esculturas sob a perspectiva do mesmo aparato teórico-metodológico. De modo específico, os objetivos são: 1) descrever as características avaliativas/interpretativas de roteiros de audiodescrição de esculturas produzidos para o Museu Sacro São José de Ribamar dos pontos de vista das categorias que compõem a rede de sistemas de avaliatividade e 2) descrever as características avaliativas/interpretativas desses roteiros do ponto de vista das avaliações de atitude, de engajamento e de gradação. O percurso metodológico foi de um estudo de caso, com um viés descritivo através da análise de 22 roteiros de AD de esculturas sacras. Essa pesquisa também foi baseada em corpus, com etiquetagem dos roteiros de forma manual e a utilização do software WordSmith Tools 6.0 para processar os dados encontrados. Esses dados mostraram que as avaliações presentes nos roteiros de AD de esculturas foram majoritariamente relativas a sentimentos estéticos (atitude-apreciação), com equilíbrio entre as polaridades ambígua e positiva e realização de modo explícito (inscrita), e ao reforço ou</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">mitigação das avaliações atitudinais via avaliações de gradação-força. Esse padrão avaliativo também foi encontrado em estudos anteriores sobre roteiros de AD de produtos artísticos.</span></font></div> |