Análise do roteiro de audiodescrição da peça Miralu e a Luneta Encantada: um estudo descritivo via sistema de avaliatividade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Abud, Janaína Vieira Taillade
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=105026
Resumo: <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A audiodescrição (AD), como forma de Tradução Audiovisual Acessível, funciona, no caso de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">peças de teatro, por meio de inserções verbais orais nos intervalos dos diálogos e outros efeitos</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sonoros em peças de teatro. Entre os parâmetros oficiais, preconizados para a AD em</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">documentos como o americano Standards for Audio Description and Code of Professional</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Conduct for Describers e o francês Charte de Qualité de l’Audiodescription, está o de que ela</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">deveria ser neutra, ou seja, desprovida de subjetividade. Com base no modelo teórico do</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Sistema de Avaliatividade (SA) (MARTIN; WHITE, 2005), Praxedes Filho e Magalhães (2013;</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">2015) demonstraram a inexistência de neutralidade em audiodescrição. Abriram caminho para</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">vários estudos que utilizaram o SA para provar a ausência de neutralidade em diversos corpora</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de roteiros de audiodescrição, além de identificar neles a assinatura avaliativa e o estilo</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">avaliativo. A presente pesquisa se propôs a descrever os tipos de avaliação contidos no roteiro</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de AD da peça de teatro Miralu e a Luneta Encantada, fazendo a interface com a construção da</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">narrativa teatral. Utilizamos as categorias do SA até o segundo nível de delicadeza, nas subredes</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de ‘atitude’, ‘engajamento’ e ‘gradação’. Optamos pela metodologia baseada em corpus,</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">adotando os seguintes procedimentos: (1) preparação do roteiro de AD e captação do material</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de apoio; (2) etiquetagem do corpus, segundo as categorias do SA; (3) análise do roteiro</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">anotado para geração dos dados quantitativos, por meio do software WordSmith Tools 6.0; (4)</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">discussão dos resultados. A pesquisa mostrou que as avaliações presentes na AD foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">marcadamente relativas a sentimentos (‘atitude’). Prevaleceram as de ‘atitude’-‘afeto’, seguidas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de ‘atitude’-‘apreciação’ e de ‘atitude’-‘julgamento’. As avaliações de ‘atitude’ estiveram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">divididas quase igualmente entre ‘positivas’, ‘negativas’ e ‘ambíguas’, mas foram</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">majoritariamente explícitas (‘inscritas’). As marcas avaliativas estão relacionadas com a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">linguagem teatral, ajudando a construir a narrativa, por meio da explicitação de informações</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">sobre ações, figurino, cenário e iluminação.</span></font></div>