Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2002 |
Autor(a) principal: |
Verissimo, Elidia Clara Aguiar |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=23520
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Resumo: |
No Crato, cidade ao Sul do Ceara, no Vale do Cariri, a criatividade dos musicos-agricultores da Banda Cabacal dos Irmaos Aniceto se faz notar, desde a confeccao de instrumentos com materiais extraidos da natureza ate a coreografia e a teatralidade dos espetaculos.Com tracos recorrentes em outras cabacais, o trabalho do grupo especificado, alem da narrativa musical e dramatica, apresenta os aspectos de espontaneidade na execucao instrumental, a aplicacao de ornamentos a melodia, o revezamento dos musicos nos instrumentos e a atuacao social de sua musica, como representacao do cotidiano rural. Os gestos, como extensao da oralidade, estao inseridos na discussao do desempenho artistico dos componentes da banda, cuja teatralidade vai ao encontro, com as devidas adaptacoes, do conceito de performance tratado por Paul Zumthor como teatralidade generalizada. Sao palavras-chave deste estudo pretendido: musica, narrativa dramatica e significado social. |