Enteogenografia da música: etnografia, audiovisual e processos criativos em três contextos no Acre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Augusto Moura
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17831
Resumo: No universo amazônico diversas comunidades indígenas e ribeirinhas utilizam a Ayahuasca e outros enteógenos como elementos centrais na elaboração de diversos processos criativos musicais, visuais, gastronômicos e cênicos. Observando a vasta rede de conhecimento oral desses povos, esta tese investigou através de uma pesquisa de campo, como a música e a espiritualidade são trabalhadas na fundamentação do conceito de medicina, arte e ciência presentes na cosmologia de povos da Floresta Amazônica e das cidades do Acre. Como resultado dessa investigação, diversos audiovisuais foram criados com intuito de registrar a experiência em campo, e principalmente, examinar os enteógenos pensados como instrumentos cognitivos podem ser utilizados na inovação da ciência, da arte e da política. Os contextos investigados foram três: 1)Contextos Urbanos, 2)Contexto Indígena e 3)Parque Nacional da Serra do Divisor, todos no estado do Acre. A metodologia criada para a investigação em campo foi chamada de Enteogenografia, fundamentado como um método experimental desta pesquisa que está alicerçada na dosagem de enteógenos e a capacidade cognitiva de elaborar produtos artísticos através da miração – processo enteogênico resultante da sintetização bioquímica de enteógenos pelo organismo. A Enteogenografia por sua vez, pode ser aplicada em diversos enteógenos com intuito de criar e/ou inovar através do consumo de substância psicoativas (ou não), cujo processo criativo será conduzido pela sensação e pela sustentação epistemológica do conhecimento adquirido sobre determinado enteógeno através dos séculos.