O beijo e o tapa!: manifesto e interseccionalidade no teatro negro do Coletivo Nega

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Rachel da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/15017
Resumo: Este trabalho é escrito por uma mulher negra que tem parte de sua história contada juntamente com o grupo teatral Coletivo NEGA(2011 –atual), grupo de teatro criado na Universidade do Estado de Santa Catarina em 2010 e em atividade até o presente. O trabalho, ao tempo em que é escrito, traz à tonaminhas experiências como atriz, diretora teatral, mulher, mãe e professora em memórias refletidas a partir do conceito de “interseccionalidade”. São identidades que contaminam e inspiram o caminho de construção que originou a peça teatral Preta-à-Porter do Coletivo NEGA, formado por sete mulheres em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina. A dissertação resulta do trabalho prático e da pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e analítico do processo artístico deste Coletivo, que surgiu a partir do que chamamos de “manifestos”. Como um de seus resultados, a pesquisa denomina Preta-à-Porter como peça-manifesto. Busca repensar e refletir sobre o trabalho artístico-criativo deste coletivo como grupo de teatro negro e feminista que se construiu buscando sua identidade e sua história, desenhadas no tempo.