O Rio Grande do Sul de Aldo Locatelli : arte, historiografia e memória regional nos murais do Palácio Piratini

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Oliveira, Luciana da Costa lattes
Orientador(a): Kern, Maria Lúcia Bastos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2404
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo central analisar os murais elaborados por Aldo Locatelli, entre os anos de 1951 e 1955, nas salas e salões do segundo piso da Ala Governamental do Palácio Piratini. Ao serem trabalhados as pinturas A formação histórico-etnográfica do povo rio-grandense, A fundação de Rio Grande (ambos elaborados no Salão Alberto Pasqualini), O Negrinho do Pastoreio (localizado no Salão que leva o mesmo nome) e O Estado (executado na Antessala do Gabinete do Governador), pretende-se, fundamentalmente, estabelecer a rede de relações que envolveram tanto o artista quanto os elementos externos à sua produção pictórica. Nesse sentido, a partir do estudo dos murais de caráter histórico, formativo e folclórico que aludem ao Rio Grande do Sul, buscar-se-á analisar as representações e as questões formais presentes nas citadas obras, em conjunto com os elementos do contexto cultural e intelectual do período.