Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2000 |
Autor(a) principal: |
Moreira, Altamir |
Orientador(a): |
Avancini, José Augusto Costa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/131474
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Resumo: |
Esta dissertação pretende analisar a pintura mural de Ângelo Lazzarini, nas igrejas da Quarta Colônia, região localizada no centro geográfico do Rio Grande do Sul. Nesta abordagem analisamos, principalmente, o período compreendido entre 1955 e 1963, correspondendo à época em que esse pintor realizou a maioria de seus murais na região. A análise utiliza-se de dados fornecidos por documentos paroquiais, entrevistas, observações locais e levantamento fotográfico das obras, procurando resgatar a cronologia histórica da execução desses murais, assim como as técnicas utilizadas. As principais questões que orientaram estas atividades foram: Com que intensidade esta produção foi influenciada por padrões da iconografia histórica européia? Quais os processos técnicos que nela intervieram? E por que suas formas parecem preservar padrões estilísticos que poderiam ser consideradas distantes de seu período de maior expressão histórica? Questões essas que procuramos responder através da identificação da iconografia, da técnica e de documentos históricos. Os indícios levantados pela pesquisa apontam o posicionamento crítico dos contratantes destas obras, através dos quais buscamos examinar as características e a inserção deste tipo de atividade artística regional. Levamos em consideração as influências estilísticas divulgadas, a partir dos grandes centros irradiadores de cultura, e como ocorreu a absorção desses padrões numa região periférica. |