A modernidade nos murais de Aldo Locatelli e de João Fahrion na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o cinquentenário do Instituto de Belas Artes, 1958

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Bohmgahren, Cintia Neves
Orientador(a): Carvalho, Ana Maria Albani de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/103312
Resumo: Os murais dos artistas professores Aldo Locatelli (1915-1962) e de João Fahrion (1898-1970), existentes nos prédios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – o Instituto de Artes e a Reitoria –, apesar de já terem sido restaurados, nos anos 2000, os murais ainda não tinham sido estudados pela óptica da historiografia da arte. O significado destas obras foi analisado aqui, através da inferência das intenções dos autores, expressas nas obras, no contexto de sua concepção. Assim, os murais artísticos da UFRGS foram examinados em relação aos eventos comemorativos ao cinquentenário de fundação do então Instituto de Belas Artes do RS – o 1º. Congresso Brasileiro de Arte e o 1º. Salão Pan-Americano de Arte – realizados em abril de 1958. Naquela ocasião, artistas e intelectuais colocaram em discussão as teorias e as práticas modernistas no processo de criação da imagem artística.