[pt] PRIMITIVE: A EXPERIÊNCIA DO PRIMITIVISMO EM APICHATPONG WEERASETHAKUL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: THIAGO BRITO BRANDAO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52036
Resumo: [pt] De Gaugin a Picasso, o primitivismo foi um conceito-chave para o desenvolvimento das vanguardas européias. Termo polêmico, historicamente associado ao processo colonialista e ao eurocentrismo, foi curioso reencontrá-lo como título do projeto de um dos artistas mais radicais e inventivos do século XXI: o tailandês Apichatpong Weerasethakul. Desenvolvido em 2009, o Primitive Project é um reencontro de Weerasethakul com o nordeste da Tailândia, a região de Isaan, e consistiu de uma exposição, compreendida de sete video-instalações e dois curtas-metragens, um livro de artista da plataforma Cujo, além do longametragem Tio Boonmee que pode recordar de suas vidas passadas, premiado com a Palma de Ouro em Cannes, em 2010. Partindo de uma discussão teórica, crítica e histórica do conceito do primitivo no século XX, a dissertação elabora uma leitura das propostas e imagens que constituem o Primitive Project, indicando a maneira como Weerasethakul apropria-se do termo primitivo, transformando-o em um espaço de experiência de outras possibilidades de encontro com o audiovisual.