[pt] O APOCALIPSE DE JESUS, O JUDEU: EXEGESE DE MC 13,24-27 – UM ESTUDO À LUZ DA ANÀLISE RETÓRICA BÍBLICA SEMÍTICA E DA LITERATURA APOCALÍPTICA DO JUDAÍSMO DO SEGUNDO TEMPLO
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67501&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67501&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67501 |
Resumo: | [pt] Logo após deixar o recinto do Templo, em meio a conturbados episódios de oposição, Jesus sobe o Monte das Oliveiras para ensinar aos discípulos o que enfrentariam no porvir, naquilo que ficou conhecido como seu Discurso Escatológico (Mc 13,5-27). Uma pequena parte desse discurso chamou particular atenção dos estudiosos, especialmente pela linguagem fortemente judaica e sua aproximação com a literatura apocalíptica. Trata-se do extrato discursivo presente em Mc 13,24-27: o apocalipse de Jesus, o Judeu. Esse texto, embora fascinante, é envolto em uma camada espessa de desafios metodológicos: sua autoria é perpassada por problemas historiográficos, sua composição possui várias nuances redacionais, ele pertence a uma construção narrativa repleta de paralelismos retóricos. Além disso, sua forma literária apresenta diversos elementos de um gênero absolutamente paradigmático: o apocalipse. Esta pesquisa, portanto, apresenta uma proposta de exegese dentro de um percurso realmente transdisciplinar, conciliando métodos diacrônicos, seguindo uma abordagem histórico-crítica, e sincrônicos, particularmente através do uso do método de Análise Retórico Bíblica Semítica. |