[pt] A KÉNOSIS DE CRISTO COMO PARADIGMA PARA O DISCIPULADO: UMA RELAÇÃO SEMÂNTICA E TEOLÓGICA ENTRE FL 2,1-11 E 1PD 1,3-16

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: VILSON JOSÉ DA SILVA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68294&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68294&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68294
Resumo: [pt] A presente pesquisa tem como objetivo geral apresentar a relação semântica e teológica entre Fl 2,1-11 e 1Pd 1,3-16. Como objetivos específicos: a) verificar se há uma ética cristã nas referidas perícopes, com a finalidade de correlacionar as atitudes de Jesus com as dos cristãos; b) analisar os termos que têm o mesmo sentido semântico; c) apresentar uma contribuição para as Teologias Bíblica e Sistemático-Pastoral. O referido tema que foi escolhido mediante a constatação de que a teologia presente em 1Pedro, nas questões que envolvem os sofrimentos de Jesus, e a exortação a uma vida cristã pautada pela ética, tendo como parâmetro o exemplo de Cristo, é o mesmo no intitulado hino cristológico de Filipenses. Essa constatação torna a pesquisa pertinente, uma vez que dará o seu contributo exegético-teológico, tanto para a Teologia Bíblica quanto para a Teologia Sistemático-Pastoral. Uma vez que a pesquisa se dá sob o prisma da Teologia Bíblica, o objeto material são as duas perícopes delimitadas em Fl 2,1-11 e 1Pd 1,3-16; e o formal constitui-se pela investigação de referências bibliográficas. De modo que a relevância da pesquisa consiste em apresentar uma discussão entre dois textos, ao interno do cânon do Novo Testamento, a partir da análise exegética, conforme o instrumental do Método Histórico-Crítico, auxiliado pelo Método da Análise Retórica Bíblica Semítica. O uso destes métodos justifica-se pela sua eficácia e pela possibilidade de apresentar um estudo que se paute pelas abordagens diacrônica e sincrônica, respectivamente, evidenciando as particularidades de cada texto analisado. E chega ao final, concluindo que os termos empregados em 1Pedro, não são frutos apenas da tradição comum ou primitiva, mas refletem igualmente um pensar teológico e estruturado com a finalidade de comunicar sinfonicamente o agir de Cristo, correlacionado ao discípulo, comprovando, deste modo, que os termos e a teologia que estão em Filipenses influenciaram a escrita de 1Pedro.